Vendi o carro. Como faço para cancelar o seguro automóvel?

Catarina Fernandes
Catarina Fernandes
Colaborador Clica e Vende Carro
Publicado a 25 abril, 2025
Cuidados a ter no momento de cancelar o seguro automóvelCuidados a ter no momento de cancelar o seguro automóvel

Vender o carro implica tratar de vários processos legais e administrativos, desde a avaliação à entrega da documentação. Mas, no meio da burocracia, cancelar o seguro automóvel pode passar despercebido.



Este é um passo fundamental, porque, mesmo depois da venda, o seguro continua ativo. Se não o cancelar pode resultar em complicações ou custos desnecessários.



Por isso, saiba como cancelar um seguro automóvel e pedir um reembolso. Além disso, neste artigo, apresentamos alternativas ao cancelamento caso queira trocar de carro.

O carro tem seguro: o que acontece depois da venda?

Ao vender o carro, o seguro não termina automaticamente. Este mantém-se ativo até ser formalmente cancelado pelo tomador do seguro, ou seja, por quem o contratou. Isto significa que se não o cancelar, continuará legalmente responsável pelo seguro e pode até pagar por algo que já não lhe pertence.

Ainda que cancele o seguro automóvel, este não finda no momento de assinatura do contrato. O veículo continua segurado até ao final do dia da transação. Daí, ser fundamental informar a seguradora da hora da venda para evitar ser responsabilizado por sinistros após a venda.

Como cancelar um seguro automóvel?

Agora que já sabe o que tem de fazer, importa perceber como pode cancelar seguro automóvel. Se estiver a pensar em simplesmente deixar de pagar e esperar que seja anulado, não faça - este continua ativo e pode incorrer numa multa.

Cancelar o seguro automóvel é simples, mas exige atenção aos prazos. Conheça os passos a seguir:

  1. Contactar a seguradora e comunicar a intenção de cancelamento, por e-mail, telefone ou diretamente na área de cliente da seguradora.

  1. Enviar a Carta Verde, o contrato de compra e venda e o documento de anulação preenchido para a seguradora e solicitar o cancelamento com data de efeito, que deve ser igual à da venda.

  1. Após receber a informação, a seguradora pode demorar alguns dias úteis a processar o pedido.

Cancelar o seguro automóvel é simples

Cuidados a ter no momento de cancelar o seguro automóvel

Durante o cancelamento do seguro automóvel deve estar atento aos seguintes pontos para garantir que o processo fica concluído e não sofre nenhuma penalização:

  • Verifique a apólice antes de pedir o cancelamento, para identificar possíveis cláusulas específicas sobre cancelamento e reembolso.

  • Peça um comprovativo do cancelamento com a data de término do seguro.

  • Informe-se sobre eventuais penalizações, porque algumas seguradoras podem cobrar taxas de cancelamento antecipado, principalmente se existirem campanhas promocionais associadas à fidelização.

  • Não entregue a viatura antes de pedir o cancelamento do seguro, pois pode ser responsabilizado por qualquer sinistro.

Posso pedir reembolso do seguro automóvel?

Se pagar o seguro automóvel anualmente e ainda restarem meses por usufruir, pode pedir o reembolso proporcional do valor pago. Por exemplo, se pagou por 12 meses de cobertura e apenas utilizou 6, tem direito a reaver metade do valor de volta..

No entanto, o reembolso só é processado após o cancelamento da apólice. Primeiro, precisa comprovar que a viatura já não é sua e após a validação do pedido, a seguradora faz os cálculos e devolve o montante proporcional. Caso o reembolso não seja feito automaticamente, formalize o pedido.

De notar que algumas companhias de seguro podem cobrar uma taxa pelo cancelamento antecipado. Verifique a apólice e informe-se antes de formalizar o pedido para evitar surpresas. Adicionalmente, confirme junto da seguradora se tem direito ao reembolso caso o pagamento seja fracionado.

E, se trocar de carro, posso transferir o seguro?

Esta opção é a mais comum, uma vez que, por norma, a venda do carro é acompanhada pela compra de um novo. Assim, se quiser trocar é mais viável transferi-lo para o novo veículo.

Para isso, deve contactar a companhia de seguros num prazo de 120 dias, para utilizar a mesma apólice, e acordar as condições para a nova viatura. Neste caso, terá de apresentar o documento de venda do carro antigo e da compra do novo.

A transferência do seguro automóvel é gratuita, porém tenha em conta que o novo contrato deverá ter um prémio diferente, seja a seu favor ou não. O preço do seguro automóvel varia segundo as características do novo veículo (ano, marca, cilindrada, etc.).

Assim, a transferência do seguro é uma opção vantajosa, uma vez que não perde eventuais bonificações e descontos associados à fidelização. Além disso, é uma solução útil se estiver satisfeito com a seguradora atual.

Caso esteja insatisfeito, a venda do carro pode ser uma boa oportunidade para procurar alternativas. Aproveite e compare coberturas, preços e condições através de simuladores online ou recorra a um mediador de seguros.

Quer evitar complicações? Escolha o Clica e Vende Carro

Melhor do que vender o carro rapidamente, é não ter de se preocupar com burocracia e documentação. O Clica e Vende Carro trata de tudo por si, sem negociações.

Avaliamos o seu carro usado em minutos e em 48 horas úteis enviamos o valor da avaliação - sem precisar sair de casa. E mais: tratamos do processo de venda, incluindo a transferência de propriedade, o que lhe permite cancelar o seguro em segurança.

Com pontos de recolha no Porto, Gaia, Sintra e Setúbal ou a possibilidade de recolhermos o carro usado na sua morada, o processo de venda adapta-se às suas necessidades.

Escolha um parceiro profissional e com a confiança de pertencer a um grupo reconhecido, como o Grupo Salvador Caetano, para vender o seu automóvel!

Quer vender o seu carro?

Insira a sua matrícula e obtenha a avaliação num minuto.