Quando chega o momento de vender o carro, há vários fatores que fazem toda a diferença para conseguir obter o preço pretendido. Marca, ano de matrícula e condição do automóvel são importantes. Mas há outro aspeto que não pode ignorar: o histórico do veículo.
Este transmite confiança a potenciais compradores e pode até ajudar a valorizar a sua viatura. Saber como ver o histórico de carros é uma ferramenta poderosa, seja para garantir ao comprador que está a fazer um bom negócio ou para evitar problemas durante a negociação.
Saiba como consultar o registo automóvel e o histórico neste guia. Além disso, partilhamos os sinais de alerta para os quais deve estar atento e como evitar dores de cabeça ao vender o carro.
O histórico veicular permite saber tudo o que aconteceu com uma viatura ao longo da sua vida útil: proprietários, datas de inspeção, registos de acidentes, quilometragem real, entre outros dados.
Para um comprador, esta informação ajuda a evitar surpresas desagradáveis. Por isso, se quer vender o carro rapidamente, seja a particular ou a um stand, ter o histórico automóvel pode acelerar o processo.
Assim, ao apresentar o histórico do veículo:
Garante a transparência da venda: um comprador informado sente-se mais seguro em fechar negócio;
Evita surpresas e devoluções: se for detetado algum problema no histórico, como dívidas ou alterações na quilometragem, pode resolvê-lo antes de colocar a viatura à venda;
Valoriza o carro: um registo limpo, sem acidentes ou problemas mecânicos, justifica um preço mais elevado.
Se não tiver o histórico documentado, mesmo que o automóvel esteja em perfeitas condições, o valor de mercado pode cair, porque o comprador precisa assumir um risco maior.
Existem várias opções para consultar veículos por matrícula em Portugal. Os métodos mais completos são pagos, porém, pode optar por outras plataformas que oferecem um acesso parcial grátis ao histórico do veículo. Entre elas, destacam-se:
Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT): através do portal do IMT pode consultar o registo automóvel e verificar o número de proprietários, datas de registo e transferência, inspeções periódicas obrigatórias e solicitadas alterações técnicas (ex: mudança de cor, combustível, etc.). Para isso, basta aceder ao portal IMT Online, entrar com a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, e identificar o veículo pela matrícula.
Instituto dos Registos e Notariado (IRN): outra forma de consultar o histórico veículo grátis Portugal é através do site Automóvel Online do IRN. No portal, pode aceder ao certificado de registo automóvel com validade jurídica, que inclui dados do proprietário atual e anteriores, características técnicas e eventuais penhoras, hipotecas ou reservas de propriedade. Pode aceder ao histórico do carro pela matrícula com autenticação por Chave Móvel Digital.
Plataformas especializadas: sites como CarVertical ou AutoDNA permitem consultar veículos por matrícula e aceder ao registo de acidentes e proprietários anteriores, informação de países estrangeiros (se for importado) e histórico de quilometragem real e manutenção. Este é um serviço pago, mas fornece um relatório detalhado, útil para descobrir se o carro tem problemas ocultos ou quilometragem adulterada.
Seguradoras: as seguradoras podem guardar registos de sinistros e reparações prévias, por isso pode pedir um relatório para provar que a viatura teve manutenção adequada. Mas este documento poderá estar incompleto, uma vez que nem todas as intervenções são submetidas às seguradoras.
Ao consultar o histórico veicular, deve estar atento a alguns indícios que podem levantar suspeitas ou desvalorizar o veículo:
Múltiplos proprietários em pouco tempo: se o automóvel mudou de dono várias vezes pode indicar algum problema mecânico;
Histórico de acidentes graves: mesmo que tenha sido reparado, um sinistro grave pode afetar o preço;
Diferenças na quilometragem: discrepâncias nos registos de quilómetros sugerem possível adulteração do conta-quilómetros, uma prática ilegal;
Veículo importado: muitos carros importados chegam a Portugal com documentação incompleta, dificultando a venda dos mesmos;
Reservas de propriedade ou penhoras: caso a viatura ainda tenha dívidas associadas, pode não ser possível vendê-la de imediato;
Atrasos nas inspeções: longos períodos sem cumprir a inspeção obrigatória pode ser sinal de negligência dos proprietários anteriores e indiciar problemas mecânicos.
Se o histórico do veículo apresentar um destes problemas, pode ser mais difícil vender o carro usado a um comprador particular. Nesse caso, pode considerar alternativas, como uma empresa que compra automóveis usados, como o Clica e Vende Carro.
Se quer vender o seu automóvel e evitar problemas relacionados com o histórico veicular, pode optar por métodos mais seguros:
Retoma de carros: pode trocar o seu carro usado por outro num stand, contudo, o montante oferecido pode ser inferior ao valor de mercado;
Leilão de carros: permite alcançar um maior número de potenciais compradores, por vezes sem sair de casa devido aos leilões de carros online, mas requer mais conhecimento das plataformas;
Vender a uma empresa especializada: para um processo rápido, seguro e sem burocracias, vender o carro a uma empresa que compra usados pode ser a melhor opção.
Ver histórico de carros é, sem dúvida, uma boa prática para uma venda responsável. Mas mesmo com o histórico veicular e a documentação em ordem, ainda tem de anunciar, negociar com potenciais clientes e tratar da burocracia. E, se pudesse vender o carro sem lidar com isto?
Com o Clica e Vende Carro pode vender a viatura de forma simples, segura e sem necessidade de negociações ou deslocações.
Apenas tem de adicionar a informação do seu automóvel e pedir uma avaliação online. Em minutos conhece uma estimativa e, se concordar, pode completar a informação ou deslocar-se a um dos nossos espaços para receber a avaliação. Ao aceitar a proposta, o Clica e Vende Carro prepara a documentação necessária e em 48 horas recebe o montante acordado.
O Clica e Vende Carro é a alternativa ideal para quem quer vender o carro sem complicações, com total transparência e sem burocracias. Tudo com a confiança de pertencermos a um grupo líder em Portugal, o Grupo Salvador Caetano.
Não precisa de se preocupar com históricos problemáticos – tratamos de tudo por si!