Vender o meu carro: o que mais desvaloriza um carro usado

Tania Cruz Bastos-Colaborador Clica e Vende Carro
Tania Cruz Bastos
Colaborador Clica e Vende Carro
Publicado a 7 abril, 2025
 O que mais desvaloriza um carro usado O que mais desvaloriza um carro usado

Se quer vender o seu carro usado é essencial compreender como calcular a sua depreciação para minimizar os prejuízos financeiros:


Em primeiro lugar, tenha em conta que a desvalorização de um veículo começa no preciso momento em que este sai do concessionário. A partir daqui, são vários os elementos que influenciam no processo, desde a quilometragem até possíveis danos que o carro possa ter sofrido. Esta é uma regra que se aplica tanto para carros com zero quilómetros, como aqueles que já apresentam a sua quilometragem e uso, que, frequentemente, são os carros usados mais desvalorizados.



Logo após o primeiro quilómetro rodado, um carro inicia o registo da sua história. Desta trajetória deriva um desgaste que se reflete no seu valor. É evidente que quanto mais o veículo tenha sido utilizado, maior será a sua desvalorização. Mas, existem algumas exceções à regra. Há carros que não desvalorizam: é o caso dos veículos clássicos ou de coleção, que servem muitas vezes para exposições, ou para circular em eventos automotivos especiais.

No entanto, existem medidas preventivas que os proprietários podem adotar durante a utilização do seu veículo para o manter em bom estado, que pode consultar no ponto mais abaixo. Seguir algumas práticas de cuidados para com o seu carro podem ajudar a minimizar a perda de valor ao longo do tempo, e facilitar a sua venda em segunda mão.

Como calcular a desvalorização do carro usado?

Antes de descobrir como minimizar a perda de valor do seu automóvel, no ponto seguinte, é fundamental entender como calcular a depreciação real do seu veículo. Existem diversas formas de realizar este cálculo:

  • Uma das maneiras mais fiáveis de calcular a depreciação do seu carro usado, é a metodologia adotada pela Eurotax. Esta entidade é reconhecida a nível europeu para a avaliação de carros usados. Com mais de duas décadas de experiência na recolha de dados do setor automóvel, a Eurotax proporciona estimativas bastante precisas. Considera fatores como o modelo, a quilometragem, ou o ano e o mês de registo da matrícula para calcular a desvalorização de carros novos e usados.

  • Outra alternativa é consultar tabelas de desvalorização de veículos ou utilizar a ferramenta de avaliação online Clica e Vende Carro. Esta plataforma é intuitiva e permite, em poucos minutos, obter uma estimativa do valor de mercado do seu carro usado para venda.

  • Para calcular a depreciação do seu veículo, a fórmula manual é a seguinte: considere que a vida útil média de um carro é de cinco anos. Comece com o preço de compra do automóvel em estado novo e divida esse valor por cinco. Este resultado é a quantia que o veículo perde anualmente. Em seguida, multiplique esse número pelo total de anos que o carro já possui.

Relativamente à legislação em Portugal, há disposições que oferecem proteção aos compradores, assegurando um valor residual para os veículos. Segundo a Portaria n.º 383/2003 do Diário da República, “por forma a assegurar que a viatura adquirida pelo trabalhador ou membro de órgão social mantenha um valor residual mínimo, da aplicação do coeficiente de desvalorização constante da tabela, nunca poderá resultar um valor inferior a 10% do seu valor de aquisição no ano da matrícula”.

Deixar o veículo para manutenção

Como minimizar a desvalorização do carro usado para o vender?

A prevenção é sempre o melhor remédio. Esta regra também se aplica à depreciação de um carro usado. Vejamos o que pode fazer para prevenir a desvalorização do seu automóvel e vendê-lo em segunda mão ao melhor preço:

  • A manutenção da limpeza, tanto interna como externa, é fundamental para preservar a estética do veículo e prevenir o desgaste de materiais, como os estofos, os tapetes e as janelas no interior, além da pintura no exterior. Utilizar produtos de limpeza de qualidade e apropriados para cada superfície é essencial para garantir um bom resultado. É igualmente importante evitar fumar no carro, pois o odor e as manchas que deixa o cigarro são extremamente difíceis de eliminar.

  • Conduzir com precaução é fundamental para garantir a sua segurança e a dos outros condutores. Além disso, esta é uma prática que contribui para com a durabilidade dos pneus e a manutenção do motor do carro. Adote uma postura cautelosa ao volante. Deste modo, promove um trânsito mais seguro e ajuda a preservar a eficiência do seu carro usado por mais tempo.

  • É fundamental realizar a revisão regular do seu veículo. Considere a troca de fluidos, e a eventual substituição de filtros e correia, para garantir o bom funcionamento do motor. Uma lavagem periódica do motor previne acumular sujidade e detritos que podem causar corrosão e ferrugem. Escolha sempre oficinas de confiança para realizar os serviços de manutenção.

  • Manter o seu carro com peças originais do fabricante e evitar personalizações. Embora utilizar peças de segunda mão possa ser uma opção mais económica no momento da reparação, pode representar problemas no futuro ao tentar vender o seu veículo usado. A falta de peças originais desvaloriza significativamente o carro, e poderá impactar negativamente no preço de revenda.

No Clica e Vende Carro avaliamos o valor de revenda do seu carro usado. Contamos-lhe tudo o que precisa saber para garantir o sucesso do seu negócio. Vender o seu carro no Clica e Vende Carro é fácil, um processo ágil em apenas um clique.

Quer vender o seu carro?

Insira a sua matrícula e obtenha a avaliação num minuto.