Está na hora de se despedir do seu automóvel e não sabe o que fazer? Será que vender para abate é a melhor opção?
O seu veículo pode ser velho ou ter marcas de desgaste, mas ao vender o carro para sucata receberá um valor inferior ao que realmente vale. Além disso, terá de tratar de todo o processo individualmente.
Mesmo que o seu carro pareça demasiado velho ou com mau aspeto, há alternativas mais rentáveis do que entregá-lo para abate. Descubra estas opções vantajosas e conheça o processo de abate de carros, desde os documentos necessários até ao preço de carros para sucata.
O abate de automóveis é o último destino dos veículos em fim de vida (VFV). Durante esta etapa, o carro é desmantelado e reciclado por um centro autorizado, garantindo que os materiais são corretamente descartados e os componentes poluentes, como óleos e baterias, são tratados de forma segura.
Um carro é abatido quando já não reúne condições para circular na estrada. Seja na sequência de um acidente grave ou quando a reparação é demasiado cara e não compensa (como, por exemplo, motor fundido ou caixa de velocidades inutilizável). Nestes casos, o automóvel é considerado um resíduo e, como tal, é devidamente descartado.
Todavia, a venda do carro para sucata também pode acontecer quando este já não responde às necessidades. Se o veículo tiver mais de 20 anos pode não ser viável mantê-lo devido a constantes avarias e elevado consumo de combustível. Assim, pode vender o carro para abate para conseguir algum proveito.
Independentemente do motivo, deve avaliar as alternativas para garantir que a sucata é a opção mais vantajosa. Caso seja, é fundamental que o abate de carros seja feito corretamente para evitar despesas e problemas legais inesperados.
O abate é gratuito, salvo duas exceções:
A viatura não possuir peças de origem, como o motor, os veios de transmissão, a caixa de velocidades, os catalisadores ou a carroçaria;
Se tiverem sido adicionados novos resíduos ao automóvel.
No entanto, confirme a possibilidade de despesas associadas ao transporte do veículo até ao centro de abate. A maioria das sucatas oferece este serviço, porém verifique diretamente com os centros.
Além disso, procure possíveis incentivos ao abate. A partir de 2025, este programa estará novamente ativo, contudo apenas receberão o incentivo ao Fundo Ambiental quem entregar o seu carro antigo para comprar um automóvel elétrico.
Ao vender carro para abate deve reunir os seguintes documentos:
Título de Registo de Propriedade e Livrete ou Documento Único;
Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade do proprietário;
Modelo n.º 9 do Instituto de Mobilidade e Transportes, assinado.
Caso o dono do carro tenha falecido, deve levar ainda:
Documento oficial de habilitação de herdeiros ou aditamento à relação de bens, no qual deve identificar o legítimo herdeiro como detentor do carro;
Declaração assinada por todos os herdeiros dando conta que têm conhecimento do abate e que concordam com o mesmo, além das cópias dos documentos de identificação de cada um.
O preço de carros para sucata depende de vários fatores. Um modelo popular e completo pode valer 150€. Contudo, caso seja uma versão cujas peças tenham muita procura, poderá chegar até aos 500€.
Para ter uma ideia mais clara se compensa vender o carro para peças, considere estes fatores:
Idade: carros mais antigos valem menos, porque as peças têm menor procura e são menos reutilizáveis;
Peso: caso o automóvel seja desmontado para reciclar peças, o seu valor é calculado com base no seu peso;
Estado dos componentes: o veículo tem mais valor se tiver peças que podem ser reutilizáveis, como motor ou espelhos retrovisores, em bom estado;
Extras: o funcionamento de equipamentos e acessórios, como sistemas de áudio de alta qualidade ou bancos em pele, pode influenciar o valor.
Mas tenha em mente que há centros de abate que podem simplesmente não pagar qualquer valor pela viatura. Isso pode acontecer caso o carro já não esteja completo ou não esteja em boas condições.
Embora vender carros sucata seja uma opção válida, existem outras formas de rentabilizar o seu automóvel, como:
Vender o carro a um particular ou empresa especializada: caso a viatura ainda tenha algum valor de mercado, mesmo que precise de reparações, pode conseguir vendê-lo a um particular ou a uma empresa que compra carros usados, como o Clica e Vende Carro.
Dar o veículo para descontar na compra de outra viatura: alguns stands oferecem a possibilidade de entregar o seu automóvel antigo como retoma e conseguir um desconto na compra de um novo. Esta alternativa é vantajosa caso esteja a pensar adquirir outro carro.
Vender o carro para sucata pode valer a pena se tiver urgência em desfazer-se do veículo ou tiver um dano irreparável. Caso contrário, escolha o Clica e Vende Carro!
Avaliamos o seu carro usado em minutos e em 48 horas úteis enviamos o valor da avaliação. E o melhor? Ainda tratamos de todo o processo de venda, para não ter de lidar com burocracias ou surpresas.
Com pontos de recolha no Porto, Gaia, Sintra e Setúbal ou a possibilidade de levantamento na sua morada, o processo de venda adapta-se às suas necessidades.
Se quer vender o seu automóvel sem burocracias e obter um valor justo, o Clica e Vende Carro é a melhor opção. Antes de vender carro para abate, descubra quanto pode valer o seu automóvel connosco e venda de forma fácil e segura!